Afinal, qual a diferença entre CeFi e DeFi?

Afinal, qual a diferença entre CeFi e DeFi?

Tecnologia
25 de novembro de 2019 por Paulo Junqueira
283
Afinal, qual a diferença entre CeFi e DeFi (finanças centralizada versus descentralizada)? Ao falar de finanças, observamos duas divisões, o modo centralizado e o descentralizado. Mas afinal de contas, o que muda entre ambos. Dentre todas as diferenças no universo digital, vou destacar primeiramente a que talvez seja a mais fundamental, os usuários confiam nas
Banner sobre a diferença entre DeFi e CeFi

Afinal, qual a diferença entre CeFi e DeFi (finanças centralizada versus descentralizada)?

Ao falar de finanças, observamos duas divisões, o modo centralizado e o descentralizado. Mas afinal de contas, o que muda entre ambos.

Dentre todas as diferenças no universo digital, vou destacar primeiramente a que talvez seja a mais fundamental, os usuários confiam nas pessoas, ou na tecnologia.

CeFi: os usuários confiam nas pessoas por trás de uma empresa para gerenciar eticamente os fundos e executar os serviços que a empresa oferece.

Publicidade:

Banner Bitcoin Taxa Zero

DeFi: os usuários confiam que a tecnologia funcionará conforme o esperado para executar nos serviços oferecidos.

Ao destacar os serviços dentre de cada uma observamos:

DeFi Vs CeFi

 

Vamos aos benefícios de se adotar cada um dos sistemas.

CeFi

O sistema CeFi permite maior flexibilidade, ou seja, vantagens derivadas dele são: conversões fiduciárias, trocas cross-chain, habilidade de ajudar o cliente de forma direta realizando a movimentação de seus fundos. Os serviços CeFi geralmente fornecem soluções holísticas e podem se adaptar rapidamente às necessidades dos clientes.

Serviços de cross-chain

Os serviços CeFi geralmente oferecem suporte à negociação de BTC, LTC, XRP e outras moedas populares emitidas em blockchains independentes. Devido à complexidade e latência da execução de swaps atômicos de cadeia cruzada, os serviços DeFi normalmente não suportam esses tokens. Os serviços CeFi superam esse problema assumindo a custódia de fundos de várias cadeias (enquanto os serviços descentralizados exigem que os tokens sigam os padrões de token Ethereum para obter interoperabilidade). Essa é uma grande vantagem para o CeFi, porque muitas das moedas com maior valor de mercado e negociadas com mais frequência existem em cadeias blockchain independentes e não seguem os padrões de interoperabilidade.

Flexibilidade de conversão Fiat

Serviços centralizados geralmente demonstram mais flexibilidade, em comparação com serviços descentralizados, quando se trata de converter moeda fiduciária em criptomoeda e vice-versa. Até o momento, a conversão entre autorização e criptomoeda exigia uma entidade centralizada, de modo que a maioria dos serviços de DeFi não fornece autorização de acesso. A integração de clientes no CeFi é muito mais conveniente e pode levar a uma melhor experiência do cliente.

DeFi

O benefício do uso dos serviços financeiros da DeFi é que você não precisa abrir mão de informações pessoais ou de custódia de seus fundos. Isso reduz muito o risco de suas informações serem usadas sem o seu consentimento ou de ter seus fundos roubados. O DeFi permite que as pessoas gerenciem seus fundos independentemente, sem perder nenhum dos serviços disponíveis no CeFi.

Câmbio descentralizado (DEX)

A troca descentralizada é facilitada por um sistema de contratos inteligentes hospedados em um protocolo descentralizado, como o Ethereum. Os contratos inteligentes são codificados com um conjunto de instruções com o único objetivo de atender autonomamente ordens de câmbio. Isso significa que apenas os usuários da bolsa e contratos inteligentes estão envolvidos na execução de swaps. Os usuários podem fazer solicitações de troca sem precisar mover fundos para fora de sua carteira; os fundos são transferidos apenas quando a negociação é executada com sucesso no contrato inteligente de câmbio.

Confiável

Uma grande vantagem do uso dos serviços DeFi é que você não precisa confiar que o serviço funcionará conforme anunciado. Os usuários podem verificar se os serviços DeFi estão operando conforme planejado, auditando seu código e usando ferramentas externas como a Etherscan para determinar se uma transação foi executada corretamente. Vale lembrar a importância de avaliar e verificar se os contratos inteligentes foram criados corretamente para executar serviços com segurança.

Sem permissão

Os usuários não precisam solicitar permissão para usar o DeFi. Com o CeFi, os usuários geralmente precisam concluir um processo KYC para acessar serviços, o que significa que eles precisam fornecer informações pessoais ou depositar dinheiro antes de receberem acesso aos serviços. Com o DeFi, os usuários podem se conectar diretamente aos serviços usando apenas uma carteira e sem divulgar informações pessoais ou depositar fundos. Isso ocorre porque o DeFi foi projetado para ser abertamente acessível a todas as partes, sem nenhuma discriminação ou barreiras. Esse design tem o benefício adicional de reduzir a capacidade das empresas de usar ou lucrar com suas informações pessoais.

Inovação rápida

Outra vantagem notável do DeFi é sua rápida taxa de inovação. O espaço DeFi está constantemente analisando as capacidades atuais e experimentando novas. O espírito de inovação do espaço se transformou em um rico ecossistema repleto de serviços financeiros inovadores.

Nas áreas em que os serviços centralizados prosperaram, como a troca entre cadeias, a DeFi tem trabalhado para oferecer alternativas. Por exemplo, para compensar a incapacidade do DeFi de facilitar a transferência de criptomoedas incompatíveis como o BTC, soluções como WBTC e tBTC, que são compatíveis com protocolos descentralizados, preenchem a lacuna, agindo como tokens vinculados ao valor do BTC. Isso permite que os usuários do DeFi acessem o BTC por meio do DeFi sem precisar usar o token diretamente.

Também foram inventados inteiramente novos ativos no DeFi. Os usuários podem ganhar passivamente juros mantendo um token que representa os juros dos fundos emprestados em um mercado de empréstimos. A Composto foi pioneira neste novo ativo com cTokens. Esses tipos de inovações só recentemente começaram a aparecer e as variantes já estão começando a aparecer.

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX

Sobre o Autor:

Paulo Junqueira – Gestor com mais de 15 anos de experiência em consultoria de gestão estratégica e organizacional. Atua no mercado de criptomoedas desde 2016 e atualmente presta consultoria para startups que pretendem lançar ICO, IEO e/ou STO. Formado em Administração Pública pela FGV em 2002 e mestrado em 2005 pela Universidade de Barcelona.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são de responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião da XDEX ou de seus controladores.

Conteúdos Relacionados:

De-Fi – Decentralized Finance

Adicionar um comentário