Bitcoin

Bitcoin

O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma moeda digital criada em 2008, seu funcionamento é descentralizado. Isso significa que nenhuma autoridade central está encarregada de emitir moeda, tampouco responsável pelo seu funcionamento.

Quando foi criada por Satoshi Nakamoto (cuja identidade real permanece desconhecida), o objetivo era justamente esse: ser uma sistema que não dependesse de intermediários ou terceiros de confiança (como instituições bancárias) para ser confiável. Devido a essa característica, o sistema está imune a interferências causadas por intervenções políticas, diferentemente das moedas convencionais.

Para o bitcoin existir digitalmente e suas transações serem realizadas, é utilizado um sistema de validação chamado blockchain, ou cadeia de blocos. É possível comparar o blockchain a um livro contábil que grava todas as operações realizadas entre os usuários. Esse livro, porém, não está guardado em um só computador, mas sim distribuído em uma rede de computadores no mundo todo. Isso é o que torna o sistema descentralizado.

Operações realizadas utilizando a tecnologia blockchain não podem ser alteradas por nenhum participante e as transações estão constantemente sendo auditadas por todos. Isso significa que a chance de ocorrer alguma fraude é muito baixa, quase inexistente. Conforme as transações vão acontecendo, os participantes computam e validam cada uma delas por meio do software do Bitcoin, agrupando-as em blocos. Cada bloco de informação dessa cadeia é protegido pela criptografia, e cada vez que um bloco é transmitido a rede, os participantes o agregam ao blockchain estendendo a cadeia de blocos. Quanto mais distante um bloco esteja no blockchain, mais segura fica a transação nele contida, já que não é possível alterar um bloco antigo sem alterar todos os blocos subsequentes.

  • Como investir em Bitcoin?

    Se você já possui interesse em começar a investir em Bitcoin, antes, você deve compreender o funcionamento do mercado das criptomoedas e a sua alta volatilidade.
  • Como comprar Bitcoin?

    Para comprar bitcoin é muito simples! Primeiro, você deve fazer o seu cadastro pelo site da XDEX, plataforma onde você irá realizar a compra e venda de bitcoin e outras criptomoedas.
  • Como vender Bitcoin?

    Vender bitcoin é tão simples quanto comprar! Lembre-se sempre antes de realizar qualquer operação, seja de compra ou venda, de entender os riscos ao investir em bitcoin.
  • Bitcoin é seguro?

    Quando falamos sobre a segurança do bitcoin e outras criptomoedas, precisamos entender os riscos antes de começar a investir. Podemos identificar 3 grupos de riscos dos ativos digitais/ criptomoedas:
  • Bitcoin é um bom investimento?

    Antes de você avaliar se bitcoin é um bom investimento para você, é importante se atentar a alguns fatores. Nesse novo mercado, as dúvidas mais comuns antes de começar são:

Conheça as criptomoedas

Novo Super Banner XDEX