Como funciona o trade de Bitcoin

banner como funciona o trade de bitcoin 1300x800 1 780x507 - Como funciona o trade de Bitcoin

Desde de 2009 o mercado de criptomoedas vem atraindo cada vez mais a atenção do público devido às suas famosas valorizações ao longo dos anos. Além disso, esse mercado possui peculiaridades que atraem todos os tipos de investidores, desde aqueles que querem ganhar dinheiro buscando um retorno diário até aqueles que miram no longo prazo, acreditando no potencial revolucionário que essa tecnologia tem a oferecer.

Entretanto, maioria das pessoas começam a investir tendo em mente que o mercado de bitcoin é igual ao mercado financeiro, sem ter uma base sobre seu funcionamento e os riscos envolvidos ao investir nessa nova classe de ativos.  Por isso, caso você tenha alguma dúvida sobre como funciona a compra e venda de Bitcoin e outras criptomoedas, escrevemos esse artigo para que você esteja preparado para qualquer surpresa desse novo mercado.

Como começar?

Antes de entrar de cabeça nesse novo mundo tecnológico, é importante entender como funciona o mercado de criptomoedas e sua alta volatilidade. Por mais que as moedas digitas sejam famosas pelas valorizações expressivas em um curto período, é importante lembrar que elas também podem sofrer desvalorizações ainda maiores em um período ainda menor. Dado esse motivo, é recomendável sempre investir um valor que não fará falta no seu dia-a-dia.

Para começar a negociar você deve possuir uma conta em uma corretora de moedas digitais, também conhecidas como exchanges de criptomoedas. As exchanges são muito similares a uma casa de câmbio, onde você troca reais por dólares, euros ou outras moedas, mas nesse caso você estaria trocando seus reais por bitcoins ou outra criptomoeda. Para saber mais sobre como escolher a sua exchange, clique aqui. Você pode fazer o seu cadastro pelo site da XDEX, plataforma onde você irá realizar a compra e venda de bitcoin e outras criptomoedas.

Como funciona?

Diferente dos mercados tradicionais, o mercado de criptomoedas nunca para, onde suas negociações ocorrem 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, de todas as suas propostas que chegaram para revolucionar o modo como usamos a moeda tradicional, a que mais chama a atenção é a acessibilidade e inclusão que o bitcoin e as demais criptomoedas possibilitam aos investidores. Como exemplo dessa acessibilidade, com apenas R$ 0,01 você já pode comprar uma fração de 1 bitcoin, já que a moeda digital é divisível até a 8ª casa decimal.

Existem diferentes estratégias para negociar criptomoedas, assim como em uma bolsa de valores. Temos o day trade, swing trade, position e um bem conhecido pelos entusiastas da tecnologia, o famoso buy and hold.

Tipos de trade:

  • Day trade: você realiza diversas operações de curtíssimo prazo, nesse caso no mesmo dia. Estratégia utilizada para quem busca ganhos rápidos, mas que exige muita experiência e conhecimento por parte do investidor.
  • Swing trade: diferente do day trade, nessa estratégia o prazo de uma operação é uma pouco maior. Os ativos são negociados, em média, num período de dois a cincos dias.
  • Position Trade: nesse tipo de operação as negociações podem durar algumas semanas e até meses. O objetivo é atingir uma lucratividade maior do que comparado com os tipos de estratégia anteriores.
  • Buy & Hold: São operações que levam anos para serem concluídas. É uma estratégia com expectativa de valorização no longo prazo mantendo o ativo em sua carteira mesmo em momentos de alta volatilidade no mercado. Essa estratégia é para investidores que possuem paciência e sabem como manter a calma em determinadas situações estressantes que o mercado traz ao investidor.

Independentemente de qual estratégia seguir, as criptomoedas vem se firmando cada vez mais. Além de ser um investimento alternativo, já que as moedas digitais como o bitcoin possuem pouca ou quase nenhuma correlação com os ativos do mercado tradicional, a tecnologia por trás desses ativos veio para revolucionar o sistema financeiro como conhecemos hoje.

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX

Conteúdo Relacionado:

Saiba tudo sobre Criptomoedas

O que são Stablecoins

O que é Tether

Sobre o Autor:

Equipe XDEX

 

Deixe uma resposta