Como o valor do bitcoin é calculado

banner sobre como e calculado o valor do bitcoin 1300x800 770x415 1 - Como o valor do bitcoin é calculado

A publicação do paper, “Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Peer-to-Peer Satoshi Nakamoto”, data do final de 2008 como descrevemos no artigo Quem é Satoshi Nakamoto.

O paper descreveu um protocolo ponto a ponto descentralizado e à prova de adulteração que poderia rastrear e verificar transações digitais, impedir gastos duplos e gerar um registro transparente para qualquer um inspecionar quase em tempo real.

Informações técnicas

A unidade de conta do sistema Bitcoin é o “bitcoin”. Os símbolos usados para representar o bitcoin são BTC, XBT e BitcoinSign.svg. Pequenas quantidades de bitcoin usadas como unidades alternativas são: milibitcoin (mBTC), microbitcoin (µBTC) e satoshi (nomeado em homenagem ao criador do bitcoin).

  • satoshi, é a menor quantidade do sistema, representando 0,00000001 bitcoin, um centésimo de milionésimo de bitcoin;
  • milibitcoin, equivale a 0,001 bitcoin, valor de um milésimo de bitcoin;
  • microbitcoin, equivale a 0,000001 bitcoin, valor de um milionésimo de bitcoin. É chamado também de um bit.

Em 7 de outubro de 2014, a Fundação Bitcoin divulgou um plano para inscrever o bitcoin no padrão internacional de moedas ISO 4217, e mencionou o BTC e XBT como os candidatos principais.

Preço de um bitcoin (1 BTC) no dia 18/02/2020 = R$ 42.890,00 (real brasileiro)

Do que o bitcoin difere

O bitcoin é uma moeda digital totalmente autônoma, ou seja, ela não sofre nenhuma influência de política monetária, taxas de inflação e medidas voltadas ao crescimento econômico, fatos que normalmente influenciam no valor de uma moeda fiduciária.

O bitcoin também difere de uma ação ou título, dado que o BTC não é uma corporação, mas sim um protocolo independente e descentralizado.

Mas então, como o seu valor é calculado?

Bitcoins têm valor porque são úteis como uma forma de dinheiro. O Bitcoin tem as características do dinheiro (durabilidade, portabilidade, fungibilidade, escassez, divisibilidade e reconhecibilidade) com base nas propriedades da matemática, em vez de depender de propriedades físicas (como ouro e prata) ou confiar nas autoridades centrais (como moedas fiduciárias). Em suma, o Bitcoin é apoiado pela matemática. Com esses atributos, tudo o que é necessário para uma forma de dinheiro manter valor é confiança e adoção. No caso do Bitcoin, isso pode ser medido por sua crescente base de usuários, comerciantes e startups. Como em todas as moedas, o valor do bitcoin vem somente e diretamente de pessoas dispostas a aceitá-los como pagamento.

Portanto, a principal característica que determina o seu valor é a lei de oferta e demanda. O bitcoin possui a característica de escassez, já que seu fornecimento está limitado a 21 milhões de moedas. Isso é fundamental para a apreciação e valorização de preço, já que caso mais pessoas a demandem, por ser escasso, seu valor naturalmente sobe. Isso se chama reserva de valor.

Desde que foi criado, a demanda do mercado de criptomoedas só cresceu. Algumas criptomoedas como o BTC estão sendo cada vez mais procuradas, e isso fez com que ao longo do tempo seu valor subisse.

É importante destacar que a falta de regulação pode impactar no valor de um ativo, mas não impede que ele se valorize. As pessoas tendem a valorar algo se elas encontram alguma utilidade para o bem ou serviço. Dessa forma, quanto mais necessitam desse bem ou serviço, mais valor atribuem a ele e, caso seja escasso, resulta em uma valoração ainda maior.

Outros fatores que impactam no valor do BTC, ou qualquer outra criptomoeda são:

  • O custo de produção de um bitcoin através do processo de mineração
  • As recompensas emitidas aos mineradores de bitcoin para verificar transações no blockchain
  • O número de criptomoedas concorrentes
  • As exchanges que a negociam
  • Regulamentos que regem sua venda
  • Sua governança interna

Hoje o Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida e com maior market cap, mas isso não significa que será para sempre assim. Esse ecossistema, ainda incipiente, está em constante evolução e muito novos projetos e descobrimentos decorrentes de estudos e pesquisa vão emergir, o que torna possível o avanço de novas moedas que talvez ainda nem existam. Portanto, não existe nenhuma garantia de dominância vitalícia do bitcoin. Mas por outro lado, como é uma moeda em constante evolução, o bitcoin também pode adotar melhorias já encontradas em outras moedas, desde que não altere partes fundamentais do protocolo.

Não é um esquema Ponzi

Também é importante destacar que o bitcoin não é um esquema Ponzi.

Um esquema de Ponzi é uma operação fraudulenta de investimento que paga retornos a seus investidores com seu próprio dinheiro, ou o dinheiro pago por investidores subsequentes, em vez de com o lucro obtido pelas pessoas que administram o negócio. Os esquemas de Ponzi são projetados para entrar em colapso às custas dos últimos investidores quando não há novos participantes suficientes.

Bitcoin é um projeto de software livre sem autoridade central. Consequentemente, ninguém está em posição de fazer representações fraudulentas sobre retornos de investimentos. Como outras moedas importantes, como ouro, dólar dos Estados Unidos, euro, iene, etc., não há poder de compra garantido e a taxa de câmbio flutua livremente. Isso leva à volatilidade, onde os proprietários de bitcoins podem ganhar ou perder dinheiro imprevisivelmente. Além da especulação, o Bitcoin também é um sistema de pagamento com atributos úteis e competitivos que estão sendo usados ​​por milhares de usuários e empresas.

Portanto, fica claro que nos cenários nos quais esses fatores façam com que a demanda por bitcoins aumente a uma taxa mais rápida do que a oferta, o preço pode aumentar.

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX

Conteúdo Relacionado:

Saiba tudo sobre Criptomoedas

O que são Stablecoins

O que é Tether

Sobre o Autor:

Equipe XDEX

Deixe uma resposta