Cripto Semanal #14

Cripto Semanal #14

Institucional
13 de março de 2019 por XDEX
61
Novamente o mercado registra um período de baixa volatilidade A última semana registrou novamente baixa volatilidade para o mercado de criptoativos. Em termos comparativos, as cotações dos principais ativos estiveram estáveis. No nosso relatório “Retrospectiva Cripto 2018” buscamos trazer diversas métricas que nos permitisse examinar os fundamentos das redes. Diversas variáveis foram utilizadas. No entanto,
Banner Cripto Semanal XDEX

Novamente o mercado registra um período de baixa volatilidade

A última semana registrou novamente baixa volatilidade para o mercado de criptoativos. Em termos comparativos, as cotações dos principais ativos estiveram estáveis.

XDEX - Tabela de cotação do bitcoin e do mercado de criptoativos - 20190311

No nosso relatório “Retrospectiva Cripto 2018” buscamos trazer diversas métricas que nos permitisse examinar os fundamentos das redes.

Diversas variáveis foram utilizadas. No entanto, uma delas estava fora do nosso alcance (por questões de tempo), mas é muito importante: a quantidade de desenvolvedores dedicados aos protocolos.

Novas métricas que permitem analisar os fundamentos das redes

Neste relatório bastante completo produzido pela Eletric Capital, podemos ver que o número de desenvolvedores dobrou em questão de dois anos.

Publicidade:

728x90 2 - Cripto Semanal #14

Contudo, quando levados em conta projetos privados, ou que ainda não lançaram ou não contém um token (como a Lightning Network) o quadro é ainda mais positivo (o relatório desconsiderou, por ora, esses projetos).

Os dois protocolos com maior e mais consistente atividade é o Ethereum, em primeiro lugar, seguido do Bitcoin.

Falando de Ethereum, recomendo fortemente o relatório recém-publicado pela Delphi Digital analisando o estágio atual do protocolo e seu potencial de médio e longo prazo.

Além disso, os autores avaliam com profundidade a viabilidade econômica proposta pelo modelo Serenity, quando o protocolo migrará do Proof of Work (prova de trabalho) para o Proof of Stake (prova de participação). 

Investidores do mercado tradicional se posicionam para entrar de vez no mercado de criptoativos

Do mercado financeiro tradicional, merece atenção a entrevista com Tom Jessop, chefe da operação da “Fidelity Digital Assets”, o braço de ativos digitais da Fidelity Investments.

Confirmando que a empresa já está operando, embora apenas com poucos clientes, Jessop comenta que há crescente interesse de hedge funds, family offices e também de fundos de pensão e fundações (endownments).

Ainda que nem todos estão prontos para investir, esses investidores estão se posicionando para entrar de vez no mercado. 

MIT Bitcoin Expo

Já do âmbito acadêmico, não podemos deixar de mencionar o evento do último fim de semana: a sexta MIT Bitcoin Expo, realizado dentro do campus do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Para quem não sabe, o MIT foi um dos primeiros centros universitários do planeta a estimular e hospedar um centro de pesquisa científica dedicado às criptomoedas, chamado de Digital Currency Initiative. 

A Bitcoin Expo contou com um rol de palestrantes diferenciados, focado muito em desenvolvimento, questões técnicas, regulação e adoção, como era esperado. 

Ao fim do evento, uma frase marcou a sexta edição: “Isto aqui — no que vocês estão todos trabalhando — é a solução para a crise financeira.” Quem proferiu essa afirmação foi ninguém menos que Hester Peirce, comissária da SEC, a CVM americana.

Uma boa semana a todos.

Se você perdeu o Cripto Semanal #13, confira aqui.

Fernando Ulrich,
Analista-Chefe da XDEX.
www.xdex.com.br

Adicionar um comentário