Cripto Semanal #16

xdex criptomoedas semanal fernando ulrich

Uma semana de relativa estabilidade

Depois da alta da semana anterior, os principais ativos digitais registraram relativa estabilidade nos últimos sete dias. A volatilidade histórica de 30 dias tem caído para próximo dos níveis mais baixos do último ano.

XDEX - Tabela de cotação do bitcoin e dos principais criptoativos - 20190325

Empresa Ripple ameaçada?

Uma notícia bastante relevante para o setor, especialmente para a Ripple e seu token XRP, foi o anúncio pela IBM da sua nova solução para pagamentos internacionais intitulada IBM Blockchain World Wire. Por que ela afeta a Ripple?

Simplesmente, porque a IBM está alavancando a solução no protocolo Stellar, concorrente direto da Ripple, criado por um dos fundadores originais do projeto, Jed McCaleb.

Dada a presença marcante da IBM no mundo financeiro — 97% dos maiores bancos são clientes da empresa e 90% das transações globais com cartão de crédito são processadas nos seus mainframes –, a entrada da gigante de tecnologia para revolucionar a compensação e liquidação de pagamentos internacionais deve ser acompanhada com atenção.

Abra a sua conta na XDEX grátis!

A verdadeira dominância de mercado do Bitcoin

Um tema que voltamos recorrentemente é o de avaliação de criptoativos (o tal do valuation), isto é, como valorar ativos digitais que não possuem fluxo de caixa.

Na última semana, os responsáveis pelo fundo de criptoativos Ikigai publicaram um compilado com os principais estudos realizados para valoração de tokens, desde métodos quantitativos até os qualitativos, bem como alguns papers acadêmicos sobre o assunto. Vale a pena conferir. 

Muito se fala do valor ou capitalização de mercado (market value/capitalization) dos criptoativos e da chamada dominância do bitcoin em relação ao mercado total. Contudo, essa métrica desconsidera variáveis fundamentais como, por exemplo, os volumes de negociação nas exchanges. 

Para mitigar essa questão, um blogueiro concebeu um novo índice de dominância ponderado pelos volumes relativos de cada cripto. Por essa análise, a dominância do bitcoin mantém-se em cerca de 80%, uma vez que seu giro financeiro global supera a soma de vários criptos juntas. O novo índice foi intitulado de “Bitcoin’s True Market Dominance”.

A falta de transparência pelas exchanges do mercado

Falando em volumes nas exchanges, é notória a falta de transparência em muitas estatísticas e a existência de “volumes falsos ou inflados” (fake volumes) divulgados por alguns players. Por conta disso, é importante destacar dois estudos recentes que depuram os volumes reportados, comparando com estatísticas de visitas de sites, além de outras análises. 

O primeiro deles foi produzido pela plataforma The Tie. A conclusão é que ao redor de 85% dos volumes reportados seriam suspeitos.

O segundo, focado exclusivamente nos volumes de bitcoin, chega a inferências semelhantes — e mais contundentes. Elaborado pela Bitwise Investments em virtude do arquivamento da solicitação de ETF junto à SEC, o relatório afirma que “95% do volume é falso, mas há boas notícias”. A parte positiva é que os volumes estão similares ao do ouro quando se compara volume por valor de mercado (ao redor de 0,55% do valor de mercado gira todos os dias nas exchanges) e os volumes diários dos contratos futuros (CME e CBOE) estão também mais próximos ao mercado spot ($90 milhões no futuro e $270 milhões no spot). O documento pode ser lido na íntegra. 

Registro em blockchain é citado em um Tribunal de São Paulo

Por fim, uma notícia nacional. Conforme noticiado pelo site Criptomoedasfacil, um registro em blockchain foi citado numa decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Isso demonstra uma das aplicações mais promissoras da tecnologia — embora pareça bastante trivial –, a de registro de informações numa base de dados imutável. No caso em específico, o registro foi realizado com o auxílio da startup OriginalMy de Edilson Osorio Jr. 

Antes de encerrar, vale lembrar que o relatório “Crypto Fragility Model” é atualizado toda segunda-feira com as recomendações de compra/manutenção/venda de cada criptoativo coberto (são 26 no total). Ele pode ser adquirido por este link.

Uma boa semana a todos.

Já possui uma conta na XDEX? Faça seu cadastro agora mesmo!

Se você perdeu o Cripto Semanal #15, confira aqui.

Fernando Ulrich,
Analista-Chefe da XDEX.
www.xdex.com.br

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *