Cripto Semanal #47

Cripto Semanal #47

Institucional
30 de outubro de 2019 por XDEX
23
Após atingir o seu menor valor em 5 meses no meio da semana passada, o Bitcoin surpreendeu a todas na última sexta-feira, chegando a valorizar mais de 35% em apenas um dia, ultrapassando a casa dos US$ 10 mil novamente e registrando uma das maiores valorizações diárias em toda a sua história. Turbulência no mercado
Banner Cripto Semanal XDEX

Após atingir o seu menor valor em 5 meses no meio da semana passada, o Bitcoin surpreendeu a todas na última sexta-feira, chegando a valorizar mais de 35% em apenas um dia, ultrapassando a casa dos US$ 10 mil novamente e registrando uma das maiores valorizações diárias em toda a sua história.

20191030 Tabela - Cripto Semanal #47

Turbulência no mercado argentino e a corrida para o Bitcoin

O cenário político e econômico na América Latina anda turbulento há muito tempo. O último episódio desta telenovela acabou de acontecer com o resultado das eleições Argentinas. A vitória de Alberto Fernández repercutiu com instabilidade nos mercados; o Bitcoin teve a segunda maior disparada do ano em termos de volume de negociações.

Isso deriva da medida adotada de preservar a liquidez monetária do país, impondo restrição ao acesso a dólares. Por cada dólar em Bitcoin, os argentinos pagavam mais de 90 pesos. O preço do dólar fiduciário é de cerca de 59,5 pesos argentinos, de acordo com a Bloomberg Markets.

Será a China o primeiro país a emitir sua própria moeda digital?

A China anunciou que em breve lançará sua própria moeda digital, emitida pelo Banco Popular da China, lastreada 1:1 com suas reservas fiat (fornecimento M0) com recursos gerenciáveis de anonimato e criptografia. O Banco também acredita que as partes do M1 & M2, que diferem da oferta monetária do M0, já foram digitalizadas. Portanto, não seria necessário digitalizar essas partes do suprimento de dinheiro novamente.

Publicidade:

Banner Bitcoin Taxa Zero

Essa nova moeda também poderá trazer um novo formato de transferências de fundos que não necessita a posse de uma conta bancária. Hoje na China aproximadamente 80% da população possui uma conta bancária, mas somente 25% a utilizou nos últimos 12 meses de acordo com o Global Findex de 2017. Isso está atrelado ao perfil do cliente nas áreas rurais.

Entretanto, dadas as características do governo chinês, esse movimento gera preocupações quanto a possíveis riscos de abuso de privacidade financeira individual.

Jihan Wu, cofundador da Bitmain e agora presidente do conselho, demite cofundador e diretor executivo

Bitmain, maior designer do mundo de chips de circuito integrado específico de aplicativos (ASIC) para mineração de bitcoin, está em um momento obscuro e sem explicação após a demissão do cofundador e diretor executivo Micree Ketuan Zhan. Ação foi feita através de um e-mail do presidente do conselho e co-fundador Jihan Wu. A área de relações públicas da empresa falou a imprensa que não vai se pronunciar no momento.

De acordo com o portal de notícias Coindesk, não está claro como o conselho da Bitmain chegou à decisão abrupta ou se Zhan vendeu todas suas ações. Em setembro do ano passado, quando a Bitmain apresentou o pedido de IPO, Zhan ainda era um dos principais acionistas da Bitmain, com 36% da holding da Bitmain, enquanto Wu possuía 20%.

Padrão internacional de elaboração de faturas baseadas em Blockchain é liderado pela Tencent

Tencent, maior e mais utilizado portal de serviços de internet da China, que também controla o WeChat, recebeu autorização do governo chinês para elaborar padrões de fatura baseadas em Blockchain. Esse é um passo importante para adoção de criptomoedas como forma de pagamento e liquidação. Estudar como será feito o controle e intermediação é fundamental para a adoção em larga escala.

Outros países também apoiaram a iniciativa como: Reino Unido, Suíça, Suécia e Brasil.

De acordo com Li Ming, diretor de pesquisa de Blockchain do China Electronics Standardization Institute, “O faturamento eletrônico é um campo apropriado para aplicações e investigações de Blockchain atualmente, o que poderia, por sua vez, promover o desenvolvimento tecnológico.”

Caso tenha perdido alguma carta semanal, clique aqui.

Uma boa semana a todos,

Equipe XDEX

Adicionar um comentário