Cripto Semanal #48

Cripto Semanal #48

Institucional
6 de novembro de 2019 por XDEX
92
A última semana foi relativamente estável na cotação das principais criptomoedas do mercado com, o Bitcoin (BTC) sendo negociado na casa dos USD 9.300. Destaque apenas para o Litecoin que acumulou uma valorização de 6,6% nos últimos 7 dias. Conselho IOSCO emite relatório ponderando benefícios e ameaças das stablecoins Em sua reunião de 30 de
Banner Cripto Semanal XDEX

A última semana foi relativamente estável na cotação das principais criptomoedas do mercado com, o Bitcoin (BTC) sendo negociado na casa dos USD 9.300. Destaque apenas para o Litecoin que acumulou uma valorização de 6,6% nos últimos 7 dias.

20191105 Tabela - Cripto Semanal #48

Conselho IOSCO emite relatório ponderando benefícios e ameaças das stablecoins

Em sua reunião de 30 de outubro em Madri, o Conselho da Organização Internacional de Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO) reuniu-se, entre outras coisas, para considerar os riscos e benefícios decorrentes de iniciativas de stablecoin com um potencial alcance global e como a regulamentação do mercado de valores mobiliários pode ser aplicada a essas iniciativas.

Diversas iniciativas foram analisadas. Assim se reconheceu que as stablecoins podem potencialmente oferecer benefícios aos participantes do mercado, consumidores e investidores. Entretanto, o conselho está ciente dos riscos potenciais em várias áreas, incluindo defesa do consumidor sem normas apropriadas, integridade do mercado, transparência, conflitos de interesse e crime financeiro, bem como, potenciais riscos sistêmicos.

Conclui-se que é necessária uma abordagem individual dos casos para estabelecer quais os princípios e normas da IOSCO, e os regimes regulatórios nacionais que seriam aplicáveis. Um detalhado entendimento de como o stablecoin proposto em particular deve operar é, portanto, necessário, incluindo os direitos e obrigações que confere aos participantes e a continuidade das obrigações do patrocinador.

Publicidade:

Banner Bitcoin Taxa Zero

Ashley Alder, Presidente do Conselho da IOSCO, comentou sobre a revisão do stablecoin: “Nossa análise mostrou que as chamadas stablecoins podem incluir recursos típicos de títulos regulamentados. Isso significa que os princípios e padrões da IOSCO podem ser aplicados às moedas estáveis, dependendo de como elas estão estruturadas, incluindo aquelas relacionadas à divulgação, registro, relatório e responsabilidade por patrocinadores e distribuidores. As iniciativas globais de stablecoin estão sujeitas a um exame minucioso internacional e público.

Presidente Turco anuncia teste de Lira digital em 2020

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, determinou e anunciou em um documento no diário oficial Turco que o governo terminasse de testar a moeda digital de banco central (CBDC) nacional em 2020.

Seguindo a China, que fez também recentemente fez um anúncio similar, o governo planeja desenvolver uma plataforma para pagamentos instantâneos e, além da CBDC, o governo está interessado em implementar a tecnologia Blockchain em serviços, na administração e transporte público.

Changpeng Zhao, CEO da Binance, vai discursar na Turkish Capital Markets Summit 2019 (Cúpula do Mercado de Capitais da Turquia 2019). No mesmo evento também estarão presentes pessoas do setor bancário, investidores e altos executivos, como o CEO da Koç Holding, Levent Çakıroğlu.

Changpeng Zhao falou a respeito do evento: “O CZ é muito popular entre a comunidade cripto turca, ele é esperado há algum tempo. Acredito que a Cúpula do Mercado de Capitais da Turquia é um evento muito estratégico, porque não é um evento exclusivamente de criptomoedas. Sinceramente, espero que isso seja um catalisador para os regulamentos de negociação de criptomoedas na Turquia “.

A Turquia é um dos países que possui maior tráfego dentro da corretora Binance.

Coca-Cola expande seus esforços em Bloclchain para seus parceiros

A Coca-Cola demonstra real interesse na tecnologia Blockchain. Essa ação provém da empresa de TI que suporta suas operações. Em parceria com a SAP, a plataforma de Blockchain desenvolvida será aplicada em 70 dos fabricantes que entregam 160.000 garrafas diárias.

“Há várias transações entre empresas e multipartidárias que são ineficientes, elas passam por intermediários, são muito lentas. E achamos que poderíamos melhorar isso e economizar algum dinheiro”, Andrei Semenov, gerente sênior da Coke One North America, disse à Business Insider.

A visibilidade das empresas e sua gestão é muito mais eficiente internamente. Mas, para que as interações extra fronteiriças sejam mais eficientes, é necessário acessar a informação de todas por completo, obviamente não expondo conteúdo sigiloso.

A tecnologia permitirá mais e melhores informações para tomada de decisão da gestão, maior visibilidade da rede complexa que gera mais de US $ 21 bilhões em receita a cada ano.

A possível moeda digital Chinesa é um alerta para a economia americana?

Já existem fortes indícios de que a China pode lança o Yuan digital até o final de 2020. Adicionando mais uma rivalidade com os EUA.

O sócio-gerente da DeerCreek, Mike Wasyl, uma empresa de estratégia corporativa especializada em fintech e trabalha com empresas de blockchain na Ásia-Pacífico e nos EUA, comentou que: “A China está fazendo grandes jogadas macro”. “Eles querem manter o controle e ser vistos como líderes e a adoção da blockchain e a divulgação pública, como vimos recentemente, assim despertarão muito interesse ”

“Com o recente anúncio do presidente Xi, acredito que a China acelerará ainda mais a inovação de aplicativos blockchain, incluindo projetos iniciados pelo Estado, como a Moeda Digital do Banco Central”, disse à Fortune Duncan Wong, executivo-chefe da startup CryptoBLK, sediada em Hong Kong.

Esse movimento Chinês também possui a intenção de se proteger de iniciativas como a Libra, ou outras similares com Stablecoin que podem surgir.

A China já larga na frente por possuir um enorme sistema de pagamentos digitais do WeChat de Tencent, o qual já possui mais de 1 bilhão de usuários. Entretanto, o modelo Chinês de fazer negócio é bem diferente de modelos descentralizados propostos, não que o projeto Libra seja descentralizado, muito pelo contrário. A centralização chinesa certamente permitirá ao governo rastrear facilmente o fluxo de dinheiro. Diminuir ainda mais as garantias individuais e controlar os cidadãos.

Li Chen, que pesquisa o desenvolvimento financeiro e a regulamentação governamental da China na Universidade Chinesa de Hong Kong, disse ao portal Fortune: “Eu não acho que [renminbi] ou a moeda digital chinesa possa substituir o dólar americano no sistema financeiro global em um futuro próximo. Isso não vai acontecer

Caso tenha perdido alguma carta semanal, clique aqui.

Uma boa semana a todos,

Equipe XDEX

 

Adicionar um comentário