Cripto Semanal #63

Banner Cripto Semanal XDEX

As principais criptomoedas do mercado passaram por uma leve correção após o rally de semana passada. Destaque para Ethereum (ETH) e Ripple (XRP) que seguiram valorizando na última semana.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Cripto Semanal #63

VP de Blockchain da IBM: cada dólar gasto em Blockchain rende USD$ 15 na nuvem

De acordo com o VP de blockchain da IBM, Jerry Cuomo, o blockchain corporativo é um catalisador para novos gastos na Big Blue: “Está gerando gastos adicionais. Quando você olha para a atribuição direta dos dólares reais gastos em blockchain, vemos que para cada dólar gasto, USD$ 15 são gastos em outros serviços em nuvem”.

Jerry Cuomo acrescentou que a parte blockchain de um aplicativo blockchain representa apenas 20% da solução geral, deixando os demais 80% em outra tecnologia que dará vida à rede.

Os resultados da IBM no 4T2019 mostram que a receita em nuvem e software cognitivo aumentou 9%, enquanto a Red Hat (adquirida pela IBM por USD$ 34 bilhões em 2019) registrou 24% de crescimento na receita.

A CEO da IBM, Ginny Rometty, está deixando o cargo e será substituída por Arvind Krishna, chefe dos negócios de nuvem e cognitivos e arquiteta do acordo da Red Hat; Krishna assume oficialmente o cargo em 6 de abril.

Ucrânia: mineração de criptomoedas não requer supervisão governamental

O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia declarou que a mineração não exige regulamentação pelas autoridades estaduais porque é regulamentada pelo próprio protocolo e pelos participantes da rede.

A agência contribuirá para o desenvolvimento e implementação de tecnologia descentralizada, estabelecerá sandboxes para sua avaliação e verificação, e avaliará riscos potenciais para o mercado.

Painel do Partido do Governo do Japão pretende colocar o iene digital na política do governo no meio do ano

Kozo Yamamoto, um parlamentar do Partido Liberal Democrático do Japão, disse que o país deve criar sua própria moeda digital em ienes dentro de 2 a 3 anos e incluir o plano nas principais diretrizes políticas do governo no meio do ano: “Quanto mais cedo melhor. Vamos elaborar propostas para serem incluídas nas diretrizes políticas do governo, e esperamos que isso aconteça em dois a três anos”.

O legislador acrescentou que a expansão das moedas digitais pode minar a supremacia do dólar, mas pode ajudar a estabilizar mercados emergentes como o Camboja, que depende muito do dólar: “Se cada país conseguir controlar os fluxos de dinheiro com suas próprias moedas (digitais), isso poderia impedir uma grande oscilação em um momento de crise e estabilizar sua própria economia”.

Presidente do Fed, Jerome Powell, diz que Libra do Facebook ‘realmente acendeu um fogo’ sobre a questão de um dólar digital

Em uma audiência diante da Câmara dos Representantes do FSC, o presidente do Fed Jerome Powell foi questionado sobre os esforços de moeda digital do banco central, bem como as pressões competitivas que o Fed enfrentaria do banco central da China e de empresas privadas como o Facebook.

Powell reconheceu que o Libra do Facebook “realmente acendeu um incêndio” sob o trabalho do banco: “Foi um alerta que isso está chegando rápido e pode vir de uma maneira bastante difundida, sistemicamente importante se estiver em uma dessas grandes redes de tecnologia como a Libra fez”.

O presidente acrescentou que o Fed não embarcou oficialmente na criação ou no lançamento de um dólar digital: “Não decidimos fazer isso. Existem muitas perguntas que precisam ser respondidas em torno de uma moeda digital para os Estados Unidos, incluindo questões cibernéticas, questões de privacidade, dessa forma muitas alternativas operacionais se apresentam. Assim, vamos trabalhar com tudo isso e fazer esse trabalho de maneira completa e responsável”.

China apresentou 84 patentes para um Yuan Digital00

De acordo com a Câmara de Comércio Digital (PDF), o governo chinês registrou 84 patentes desde 2017 para sua próxima moeda digital do banco central (CBDC), o yuan digital.

As patentes sugerem que o governo pode alterar a oferta após certos “eventos”, que são integrados às contas bancárias regulares e que pode ser conectado a carteiras digitais, ou cartões com chip de moeda digital.

Marc Kaufman, advogado de patentes da Rimon Law, disse: “Praticamente todos esses pedidos de patentes estão relacionados à integração de um sistema de moeda digital na infraestrutura bancária existente”.

Perianne Boring, presidente da câmara, disse que não há mecanismo para impedir que o governo rastreie os impostos dos usuários.

Caso tenha perdido alguma carta semanal, clique aqui.

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX

Boa semana a todos,
Equipe XDEX.

Deixe uma resposta