Cripto Semanal #64

Banner Cripto Semanal XDEX

O mercado de criptomoedas passou por uma forte correção acompanhando a queda dos principais mercados pelo mundo. Destaque para Bitcoin Cash (BCH), Dash (DASH) e Zcash (ZEC) que chegaram a perder quase 1/4 de seu valor de mercado em apenas uma semana.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Cripto Semanal #64

The Libra Association cogita mudança para uma Stablecoin apoiada em USD

De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, a Libra Association está considerando a possibilidade de abandonar o modelo de cesta de moedas e ativos em favor de um modelo baseado em USD para seu projeto Libra stablecoin.

A medida pode suavizar ostensivamente preocupações regulatórias.

Vitalik Buterin fala sobre o Ethereum 2.0, DeFi e a comunidade na ETHDenver

Falando na ETHDenver, o cofundador da ETH Vitalik Buterin afirmou que, à medida que o DeFi continua a crescer, os produtos mais simples receberão mais usuários: “Acho que os aplicativos DeFi que mais usam são os mais simples… stablecoins, ativos sintéticos, trocas descentralizadas”.

Buterin disse: “definitivamente acha que o ETH2.0 tem precedido com bastante rapidez e regularidade nos últimos meses”, acrescentando que, enquanto o ETH 2.0 está sendo testado e desenvolvido, novas soluções de dimensionamento, como rollups , estão surgindo e podem dar mais espaço para o ETH crescer: “Espero que o ETH2 seja lançado rapidamente… mas, mesmo que demore cinco anos, os lançamentos nos darão alguma margem de manobra até que o sharding [seja ativado]”.

Quando perguntado se a ETH pode sobreviver sem ele, Buterin compartilhou duas visões: do ponto de vista tecnológico, o ETH “definitivamente pode” sobreviver devido ao influxo de novos pesquisadores contribuintes, mas do ponto de vista social, Buterin era um pouco incerto.

Buterin acrescentou que ele esteve ausente na maioria dos debates da comunidade, como desbloquear fundos presos na carteira multi-sig de Parity: “Tentei deixar o debate na comunidade […] Há definitivamente evidências de que a comunidade está capaz de resolver [seus problemas]”.

Mais de 1 milhão de ingressos para o UEFA EURO 2020 serão distribuídos aos fãs via Blockchain

A União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) usará um aplicativo móvel baseado em blockchain para distribuir mais de um milhão de ingressos nos celulares de fãs de futebol para o torneio de futebol da UEFA Euro 2020.

O sistema impedirá a replicação e duplicação de ingressos, pois os códigos QR dos ingressos para celular só serão ativados via Bluetooth quando os fãs estiverem próximos ao estádio e permitirá que os fãs usem o sistema para transferir ingressos para os convidados.

Todos os ingressos comprados a partir de dezembro de 2020 serão registrados no blockchain.

China – Implantação de blockchain aumenta em meio a um surto de corona vírus

Em meio à atual epidemia de corona vírus, a China está aumentando a implantação de blockchain para gerenciar dados médicos, rastrear o fornecimento de materiais de prevenção de vírus e consultar o público.

A China viu o lançamento de aproximadamente 20 aplicativos baseados em blockchain projetados para ajudar a combater o surto de corona vírus na primeira quinzena de fevereiro, a maioria dos aplicativos é usada para gerenciar dados pessoais dos cidadãos.

O candidato à presidência dos EUA, Michael Bloomberg, propõe ‘estrutura clara de regulamentação’ para criptografia

Michael Bloomberg publicou um plano de reforma financeira que propõe a criação de uma estrutura reguladora para criptomoedas, defendendo maiores medidas de proteção ao consumidor e um sistema financeiro mais forte.

A proposta sugere exigir que as instituições financeiras monitorem a exposição ao risco, registrando todas as declarações financeiras em um banco de dados centralizado, fortalecendo o Bureau de Proteção Financeira do Consumidor, criando uma caixa de proteção para startups e “fornecendo uma estrutura reguladora clara para criptomoedas”.

A proposta ainda diz: “As criptomoedas se tornaram uma classe de ativos no valor de centenas de bilhões de dólares, mas a supervisão regulatória permanece fragmentada e não desenvolvida. Por toda a promessa das ofertas de blockchain, bitcoin e moedas iniciais, também há muito hype, fraude e atividade criminosa”.

O plano recomenda esclarecer quais agências são responsáveis por supervisionar o espaço, criando uma estrutura para esclarecer quando os tokens são valores mobiliários, protegendo os consumidores contra fraudes relacionadas a criptomoedas, esclarecendo o regime tributário e definindo os requisitos para instituições financeiras no meio.

Começam os testes para o projeto de moeda digital do Banco Central da Suécia

O Riksbank, banco central da Suécia, começou a pilotar sua moeda digital do banco central (CBDC), a e-krona; o piloto durará até fevereiro de 2021.

Se a e-krona for lançada formalmente para uso público, conduzirá pagamentos convencionais e atividades bancárias em todo o país.

Shopify se une à Libra Association

O gigante do comércio eletrônico, Shopify, se juntou à Libra Association: “Como membro da Libra Association, trabalharemos coletivamente para construir uma rede de pagamentos que facilite o acesso ao dinheiro e ofereça suporte a comerciantes e consumidores em todos os lugares”.

O Shopify acrescentou: “Nossa missão é melhorar o comércio para todos e, para isso, passamos muito tempo pensando em como melhorar o comércio em partes do mundo onde dinheiro e bancos poderiam ser muito melhores […] um passo, mas não o único passo que tomaremos para fazer parte da solução para esse problema global”.

Caso tenha perdido alguma carta semanal, clique aqui.

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX

Boa semana a todos,

Equipe XDEX

Deixe uma resposta