Cripto Semanal #68

Banner Cripto Semanal XDEX

Após atingir a mínima de 2020, chegando a ser negociado por volta de USD 3.800,00 em algumas exchanges, o Bitcoin (BTC) volta a ganhar força, valorizando 30% desde a última semana. Altcoins também acompanham o movimento de alta.

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Cripto Semanal #68

Pesquisadores de Yale recorrem ao Hyperledger para rastrear emissões de carbono

Uma equipe do Open Innovation Lab da Universidade de Yale (OpenLab) vem explorando como registros distribuídos – sensores que utilizam IoT (Internet of Things) – e outras ferramentas da ciência de dados podem ser usados para medir e rastrear as emissões de carbono.

Segundo a matéria noticiada pela Coindesk, os desenvolvedores da equipe acreditam que uma combinação entre as tecnologias Blockchain, IoT e AI seria capaz de ajudar a mitigar uma das maiores ameaças enfrentadas nos dias de hoje: as mudanças climáticas.

A OpenLab recorreu à Hyperledger devido a todo o trabalhado realizado no Open Climate, um projeto open source que utiliza blockchain para um sistema de contabilidade climática global, transparente e integrado. Para aqueles que ainda não conhecem, a Hyperledger é uma comunidade aberta focada no desenvolvimento de frameworks, ferramentas e registros estáveis para blockchain a nível empresarial.

Segundo CEO da Binance, o preço do Bitcoin não caiu 60% devido ao Coronavírus

Para Changpeng Zhao, a pandemia do coronavírus foi apenas a faísca que ascendeu a crise econômica atual, não sua causa.

Quando perguntado se ele achava que as condições da crise deste ano eram diferentes da crise financeira de 2008, o CEO da Binance respondeu: “Em 2008, não houve uma pandemia que pausou a economia global. Mas acredito que o coronavírus é apenas um gatilho, não a raiz da causa. Nossa economia deveria ser mais forte, pelo menos forte o suficiente para sobreviver a choques como esse.”

Segundo matéria escrita pelo Cointelegraph, enquanto Zhao comentava sobre a crise, o Bitcoin se dissociava cada vez mais das quedas que os mercados tradicionais estavam sofrendo. Após uma queda histórica observada na semana passada, em linha com os principais índices de ações, esta semana a principal criptomoeda do mercado teve uma recuperação surpreendente, chegando a uma valorização de 90%.

Ao ser questionado sobre o papel do Bitcoin como um safe heaven asset, ativos que desempenham um papel de proteção do portfólio do investidor em momentos turbulentos do mercado, Zhao afirma que, por mais que nesse primeiro momento a criptomoeda tenha sofrido com a queda generalizada do mercado, é claro que o Bitcoin irá funcionar como um ativo desse tipo no futuro, dado que sua oferta é finita e não pode ser manipulada como as moedas fiduciárias.

“Não espere que seja garantido que o bitcoin suba quando o Índice Dow Jones cair, ou vice-versa”, disse o CEO da Binance. “Não é um ativo com correlação perfeitamente inversa. Se você está à procura disso, você deveria apostar contra o Índice futuro Dow Jones.”

Fundo de criptomoedas fecha após Bitcoin cair para USD 3.8K

Após sofrer perdas gigantescas durante o colapso do mercado de criptomoedas que levou o preço do Bitcoin (BTC) a USD 3.775, mínima de 2020, a Adaptive Capital, fundo de hedge de criptomoedas, anunciou que irá encerrar todas as suas operações.

A gestora emitiu uma carta para seus cotistas declarando o fechamento do fundo e o retorno dos valores remanescentes aos investidores. De 3 de outubro de 2018 a 3 de maio de 2019, o fundo havia reportado ganhos acima de 552,77%, segundo matéria noticiada pelo Cointelegraph. De acordo com a gestora, uma série de problemas de infraestrutura com uma plataforma de negociação foi a principal causa das perdas.

Apesar de não terem mencionado qual a plataforma responsável na carta enviada a seus cotistas, acredita-se que a BitMEx pode ter sido a culpada, já que a mesma ficou inoperante por quase uma hora durante a liquidação em massa do mercado após a forte queda do preço do Bitcoin. Por conta desse evento, o fundo foi incapaz de responder rapidamente durante o evento.

Caso tenha perdido alguma carta semanal, clique aqui.

Boa semana a todos,
Equipe XDEX

Deixe uma resposta