Criptomoeda como comprar?

Criptomoeda como comprar?

Criptomoedas
18 de dezembro de 2019 por XDEX
238
Há três formas de adquirir bitcoins e demais criptomoedas: aceitando como pagamento no seu negócio, comprando de alguém ou em uma exchange (como a XDEX) ou minerando. Dessas três, a mais simples e rápida é, logicamente, por meio da XDEX, e é esta a que abordaremos aqui. Adquirindo seus primeiros bitcoins Você pode comprar bitcoins
Banner Criptomoedas

Há três formas de adquirir bitcoins e demais criptomoedas: aceitando como pagamento no seu negócio, comprando de alguém ou em uma exchange (como a XDEX) ou minerando. Dessas três, a mais simples e rápida é, logicamente, por meio da XDEX, e é esta a que abordaremos aqui.

Adquirindo seus primeiros bitcoins

Você pode comprar bitcoins de alguém que você conheça e tem confiança, pagando da maneira que melhor lhe convir. Nessa forma direta, a pessoa de quem você está comprando precisará do número da sua conta para transferir o saldo adquirido. Eis o primeiro passo no mundo das criptomoedas: abrir uma conta na rede do bitcoin, ou, para usar o jargão do sistema, uma carteira digital.

Antes de explicarmos como se cria uma carteira, entendamos a outra forma de comprar bitcoins: por meio da XDEX. Para quem já comprou ações de empresas com alguma corretora, o processo é muito semelhante.

O primeiro passo é cadastrar-se na XDEX. Para abrir uma conta, basta preencher os campos de cadastro, enviar uma documentação que pode ser exigida e aguardar a aprovação.

Publicidade:

Banner Bitcoin Taxa Zero

Com a conta aberta, é necessário fazer um depósito em reais para poder ter fundos antes de criar ordens de compra na plataforma e, assim, poder finalmente obter seus primeiros bitcoins. O mínimo para depósito é R$ 10 e o mínimo para negociações na plataforma é R$ 0,01 por ordem enviada.

Apenas para frisar, não é necessário comprar um BTC inteiro. Como cada unidade tem até oito casas decimais, você pode adquirir frações de BTC. Isso também vale para as demais criptomoedas.

Quando você compra na XDEX, você detém seu saldo de BTC na plataforma. A XDEX utiliza tecnologia de ponta e as melhores práticas para garantir a máxima segurança na transação e custódia de suas criptomoedas.

Historicamente, todos os grandes casos de furtos de criptomoedas ocorreram justamente em exchanges. Hoje em dia, entretanto, as soluções de custódia são bastante sofisticadas, o que mitiga substancialmente o risco de furtos de bitcoins devido à invasão por hackers.

Na XDEX, adotamos as tecnologias e práticas mais avançadas para diversificar o armazenamento dos saldos dos clientes em carteiras quentes e frias (hot and cold wallets), com múltiplas assinaturas, minimizando consideravelmente as vulnerabilidades que no passado preocupavam os clientes e as próprias exchanges.

Carteiras de bitcoin

Eis aqui o maior risco do bitcoin e das criptomoedas: não saber usar com segurança, não realizar os devidos backups para recuperação de fundos.

Não faltam notícias sobre pessoas que perderam o equivalente a milhões de dólares em BTC por puro descuido, extravio ou esquecimento de senhas. Esses episódios são realmente verdadeiros e ilustram algo incrivelmente – e lamentavelmente – corriqueiro: as maiores perdas com criptomoedas ocorrem justamente devido ao uso displicente pelos próprios usuários. Não subestime a capacidade de perder criptomoedas devido à negligência com a segurança de armazenamento.

Simplificando, uma carteira digital (digital wallet) armazena as suas “contas” na rede de uma criptomoeda. Na verdade, uma conta no sistema é denominada endereço público, uma simples sequência alfanumérica (ex.: 1EbBaN1o6Jr6kd2WXLUGHVwrGHV1rFQwqx), com a qual pode-se receber fundos de qualquer um.

Muito importante: jamais escreva à mão esse endereço ao passar para outra pessoa. Cada número e letra (maiúsculas e minúsculas!) faz parte do endereço. Qualquer erro e a transação será enviada para outra conta.

Com uma carteira você pode criar quantos novos endereços públicos você quiser. Aliás, a maior parte das soluções de carteiras atualmente tem como padrão não reutilizar endereços públicos, sempre gerando uma nova “conta” para cada nova transação.

Reprisando, o endereço público você pode compartilhar com qualquer pessoa quando precisar receber fundos.

O que uma carteira digital armazena, em realidade, são as senhas associadas a cada um desses endereços públicos. Tais senhas são chamadas de chaves privadas. As senhas (chaves privadas) não podem ser reveladas a ninguém, pois elas dão acesso a todos os seus fundos na carteira. Abaixo explicamos como fazer backups das chaves privadas.

Há diversos tipos de carteiras disponíveis no mercado. Muitas são gratuitas, outras são dispositivos em hardware que devem ser adquiridas com o fabricante.

Em termos de segurança de custódia, não há uma solução única. Especialmente para aqueles que estão dispostos a alocar um capital mais relevante, é importante adotar mais de uma solução, diversificando o risco de custódia.

Há sempre um trade-off entre acessibilidade e segurança. Carteiras mais facilmente acessíveis, como as que funcionam em simples aplicativo de smartphone, são menos seguras que carteiras de papel (paper-wallets). Denomina-se hot wallet as soluções que oferecem uma rápida e fácil acessibilidade – as carteiras mais “online” – e cold wallet as que exigem mais passos para poderem ser acessadas – estão geralmente mantidas em ambiente off-line.

Querendo saber sobre as outras criptomoedas da XDEX? Clique aqui!

Conteúdos Relacionados:

Criptomoeda é seguro?

Como uma criptomoeda valoriza?

Criptomoeda é legal no Brasil?

Criptomoeda como surgiu?

Criptomoeda como funciona?

Criptomoeda como investir?

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX

Adicionar um comentário