Criptomoedas em 1987

Criptomoedas em 1987

Tecnologia
21 de setembro de 2019 por Thiago Nakashima
98
“I think the government should make available to the public a medium with the convenience of deposits and the safety of currency, essentially currency on deposit, transferable in any amount by check or other order.” James Tobin Em 1987 o economista James Tobin publicou um artigo em favor da criação do que ele convencionou em
Banner sobre criptomoedas em 1987

I think the government should make available to the public a medium with the convenience of deposits and the safety of currency, essentially currency on deposit, transferable in any amount by check or other order.” James Tobin

Em 1987 o economista James Tobin publicou um artigo em favor da criação do que ele convencionou em chamar de “deposited currency” (moeda de depósito).  O “deposited currency” seria de um ativo emitido pelo Banco Central que teria a conveniência transacional de um depósito e a segurança fiduciária da moeda. Para Tobin, essa estrutura traria menos riscos em virtude da eliminação da necessidade de um seguro contra falência de instituições financeiras. Para muitos uma ideia demasiadamente complexa.

Mais de três décadas se passaram e tudo indica que o ativo sonhado por Tobin se tornará realidade.  Muitos dos modelos de uma moeda digital emitida por bancos centrais apresentados até agora trazem as características desejadas para uma “deposited currency” no sentido de Tobin.

Vejamos a e-krona, o projeto de moeda digital do Riskbank (banco central da Suécia) iniciado dois anos atrás em 2017. A ideia é que a e-krona seja disponibilizada para todos e inicialmente usada para pagamentos de pequena escala. O Riksbank vê grupos (como idosos e pessoas com doenças) com dificuldades em se adaptar às novas formas de pagamento e que uma total integração pode não ser atingida apenas com players privados. E assim como Tobin desenhou, a e-krona também fortalece o sistema financeiro, pois “não pode se esperar que o agente privado se responsabilize totalmente pela função de pagamentos em tempos de crise”.

Publicidade:

728x90 2 - Criptomoedas em 1987

Nada como o desenvolvimento econômico para transformar algo complexo em quase trivial.

Sobre o Autor:

Thiago Nakashima – Economista formado pela PUC-SP, nascido em 1980, especializado em análise macroeconômica com grande experiência em fundos de investimentos multimercado e consultorias econômicas especializadas em aspectos regulatórios de defesa da concorrência. Seu enfoque acadêmico voltado para inovações schumpeterianas e economia comportamental é fruto de suas raízes na engenharia (passagem pela POLI/USP) e na produção cultural (produtor de música eletrônica).

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são de responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião da XDEX ou de seus controladores.

Adicionar um comentário