Criptomoedas em série: Litecoin

Criptomoedas em série: Litecoin

Tecnologia
4 de janeiro de 2019 por XDEX
64
O litecoin (LTC) é uma criptomoeda descentralizada e que compartilha do mesmo código do bitcoin, salvo algumas diferenças. Enquanto a identidade do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, é desconhecida e rodeada por muito mistério, o Litecoin foi criado por Charlie Lee, um ex-funcionário do Google que teve a ideia de criar uma versão mais leve,
Banner Criptomoedas em Série sobre Litecoin

O litecoin (LTC) é uma criptomoeda descentralizada e que compartilha do mesmo código do bitcoin, salvo algumas diferenças.

Enquanto a identidade do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, é desconhecida e rodeada por muito mistério, o Litecoin foi criado por Charlie Lee, um ex-funcionário do Google que teve a ideia de criar uma versão mais leve, rápida e barata do bitcoin.

Em 07 de outubro de 2011, o litecoin foi lançado através de um código-aberto disponibilizado no GitHub. Se por um lado o bitcoin sempre foi visto como “ouro” e um investimento de longo prazo, o litecoin passou a ser visto como “prata”: um investimento de valor mais baixo e perfeito para as atividades do dia-a-dia, ou seja, curto prazo.

Então, o que de fato diferencia o bitcoin do litecoin?

Uma das principais diferenças está na maneira como o litecoin é minerado: o bitcoin usa o algoritmo SHA-256 como base para sua mineração; já o litecoin utiliza o Scrypt, que nada mais é do que um algoritmo baseado no próprio SHA, mas que é executado de forma seriada, o que acaba influenciando positivamente na facilidade de mineração, fazendo com que usuários comuns de computadores também possam participar dessa atividade.

Publicidade:

728x90 2 - Criptomoedas em série: Litecoin

Outro diferencial é a velocidade média de mineração de cada bloco de litecoin: 2,5 minutos; enquanto que do bitcoin é 10 minutos. Esse fato é extremamente atrativo para aqueles que precisam realizar muitas mini-transações por dia. Ao optar por utilizar o litecoin, os usuários conseguem duas confirmações em apenas 5 minutos, enquanto que o bitcoin demora 10 minutos para emitir uma única confirmação.

Não se pode esquecer também que existe uma diferença em relação ao volume máximo de fornecimento de cada uma dessas moedas: são 84 milhões de LTC contra 21 milhões de BTC.

O litecoin é uma das criptomoedas mais antigas depois do Bitcoin e tem estado consistentemente entre as 10 primeiras por várias métricas, tais como tamanho de mercado, volume de negociações e transações na rede.

Gostou do artigo? Vem aí novidades na plataforma da XDEX, fique ligado! Também criamos artigos explicando mais sobre a Dash (DASH) e sobre o Bitcoin Cash (BCH). Confira agora!

Adicionar um comentário