Criptomoedas em série: Zcash

Blog XDEX - post - Zcash

O Zcash é um ativo digital criado com o intuito de prover mais privacidade ao usuário, quando comparamos com outras criptomoedas como o Bitcoin. Lançada efetivamente em 2016, o Zcash utiliza um sistema de pagamento conhecido como Pagamento Anônimo Descentralizado do protocolo Zerocash.

O protocolo dessa criptomoeda foi baseado no próprio protocolo do Bitcoin, mas que tinha o objetivo de oferecer um maior nível de privacidade, utilizando um sistema de comprovação de Conhecimento ZERO, sistema esse que preserva os dados de uma transação entre os usuários.

O próprio protocolo é basicamente mantido pela Zero Coin Eletric Company, fundada pelo Zooko Wilcox, também responsável pela criação da criptomoeda. Ao compararmos o Zcash com o Bitcoin, é possível observar que uma das características do próprio Bitcoin é de não prover total privacidade aos usuários.

A rede do Bitcoin permite que qualquer um possa ver o endereço de envio, o endereço do beneficiário, além do valor de todas as transações realizadas na blockchain. Como solução, a Zcash oculta automaticamente o endereço de envio, do beneficiário e o valor de todas as transações.

Por conta dessa proposta, ao usar o ZCash não é necessário gerar novos endereços para cada transação para garantir o anonimato.Está tudo incorporado desde o princípio nas próprias regras estabelecidas pela rede do Zcash.

Gostou do artigo? Vem aí novidades na plataforma da XDEX, fique ligado! Também criamos artigos explicando mais sobre as criptomoedas Dash (DASH)Bitcoin Cash (BCH)Litecoin (LTC) e Ripple (XRP). Confira agora!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *