Livros para quem quer começar a investir

banner livros para quem quer comecar a investir 1300x800 1 780x507 - Livros para quem quer começar a investir

Você sabe o que difere um investidor mediano de um investidor bem-sucedido? A resposta é algo muito simples, mas que poucos tem a paciência e determinação para conseguir. O diferencial está no conhecimento.

O conhecimento permite aos investidores de sucesso a trabalhar estratégias em diferentes cenários do mercado, tirando o melhor proveito que o mesmo oferece ao investir com sabedoria. Mas fazer o seu dinheiro trabalhar por você às vezes pode ser algo muito mais complexo do que pode parecer. E por esse motivo, separamos 5 dos melhores livros sobre investimentos para você que quer começar a investir ou que procura aperfeiçoar ainda mais a sua estratégia buscando a sua independência financeira.

  1. O investidor inteligente

Um dos maiores se não o maior clássico para quem busca investir na bolsa de valores. Escrito por Benjamin Graham, o Investidor inteligente, segundo o próprio Warren Buffet, é de longe o melhor livro sobre investimentos já escrito. Baseado em análises feitas do mercado de ações americano, a obra exibe experiências que o próprio autor da obra vivenciou em seus anos como investidor. Um livro que ensina como possuir uma carteira de investimento bem protegida e balanceada, como saber avaliar boas empresas para fazer um aporte inicial, como diferenciar o investimento puro de especulação do mercado, além de outros conceitos fundamentais.

Se você tem interesse em saber mais sobre o mercado de ações, recomendamos a leitura desse livro, pois você não só aprende com o maior mentor dos grandes investidores como também aprende conceitos abordados que são considerados atemporais, já que a obra de Graham está sempre sendo atualizada para trazer eventos que ocorreram no passado para a nossa realidade atual no mundo dos investimentos.

  1. Pai rico Pai Pobre

Um livro que busca passar o conceito de como atingir a independência financeira a qualquer, independente do momento atual que você esteja vivendo. Escrito por Robert Kiyosaki, “Pai Rico Pai Pobre” motiva as pessoas a cuidar melhor do seu dinheiro, além de explicar para o leitor como funciona a liberdade financeira, explicando esse conceito até com fórmulas matemáticas no decorrer da obra. O livro também busca conscientizar o leitor os prós e contras ao trabalhar em atividades que podem limitar o seu crescimento financeiro. Se você está procurando a sua liberdade financeira e deseja ser o seu próprio chefe no futuro, esse é o livro certo para começar a ler.

  1. Os Segredos da Mente Milionária

Escrito por T. Harv Eker, “Os Segredos da Mente Milionária” busca ensinar ao leitor como ele pode enriquecer mudando a forma como ele administra o seu dinheiro e seguindo os hábitos de pessoas bem-sucedidas. O foco principal desse livro é demonstrar como a mentalidade deve ser trabalhada antes de tomar qualquer decisão futura, e que com a mentalidade correta você poderá enriquecer com o tempo. A obra traz diversas lições sobre como mudar o seu mindset e a repensar atitudes que você pode mudar no seu dia-a-dia. Para o autor, para você começar a mudar a sua mentalidade, você deve parar de se vitimizar e começar a assumir responsabilidades, ser responsável por aprender a cuidar do seu próprio dinheiro, se cercar de pessoas positivas, além de outras ações que poderão ter  impacto na sua vida financeira. A questão principal do livro não é apenas ter uma mentalidade correta, mas sim passar a ter ações em sua vida que realmente lhe importam, cortando ações que não lhe agregam em sua vida financeira.

  1. Investimentos: Os Segredos de George Soros e Warren Buffett

Conheça a história e os segredos de dois dos maiores investidores do mundo, Warren Buffett e George Soros, escrita por Mark Tier. Um livro que demonstra a forma como cada um desses bilionários investe no mercado de ações, onde Buffet tem uma visão de longo prazo em seus investimentos enquanto Soros busca retornos rápidos com alta alavancagem, demonstrando assim o perfil de cada investidor. Além da forma como ambos atuam no mercado financeiro, o livro conta que apesar das diferentes abordagens ao investir, Buffet e Soros são adeptos dos mesmos hábitos e estratégias mentais, atitudes essas que servem como guia para diversos outros grandes investidores do mercado. Ter sucesso ou fracasso nesse mundo é proveniente dos hábitos e estratégias que os investidores adotam.

  1. Manias, pânicos e crises

Escrito pelo professor e historiador econômico Charles Poor Kindleberger, a obra conta com detalhes a história das crises financeiras que impactaram todo o mundo, desde a desvalorização monetária do Império Romano em 1618 até o ‘crash’ da Bolsa de Valores em 1987. Para se tornar um bom investidor é preciso saber como se posicionar perante cada momento em que o mercado se encontra, esteja ele em tendência de alta ou de baixa. Através desse livro você poderá identificar semelhanças entre as crises financeiras passadas e identificar momentos em que determinados sinais do mercado podem estar apontando para uma recessão.

  1. Bitcoin: A moeda na era digital

Esse é um livro para você que busca entender o surgimento do mercado de criptomoedas e o surgimento do primeiro ativo puramente digital, o Bitcoin. Escrito pelo economista Fernando Ulrich, “Bitcoin: A moeda na era digital” percorre toda a história monetária chegando até a criação da moeda digital. O livro permite um maior entendimento de como funciona a política monetária vigente e o motivo de essas próprias políticas ter encorajado um desenvolvedor ou um grupo de desenvolvedores a criar uma moeda totalmente digital e descentralizada, ou seja, uma moeda que não possa ser controla por nenhum governo ou entidade. Através dessa leitura, você irá aprender o que é o Bitcoin, quem é o seu criador e quais os benefícios de um ativo digital.

Com o conhecimento obtido pela leitura desses livros, qualquer pessoa estará preparada para iniciar sua jornada no mundo dos investimentos, seja no mercado financeiro ou no mercado de criptomoedas. Através de conteúdos sobre finanças, todo e qualquer investidor pode vir a ter sucesso e buscar a sua independência financeira. Então, se esse é o seu objetivo, não perca tempo. Comece hoje mesmo a estudar sobre o fascinante mundo dos investimentos.

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX

Sobre o Autor:

Equipe XDEX

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são de responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião da XDEX ou de seus controladores.

 

Deixe uma resposta