O IPO da Ripple é necessário, ou desnecessário?

O IPO da Ripple é necessário, ou desnecessário?

Criptomoedas
28 de janeiro de 2020 por Paulo Junqueira
333
No Fórum Econômico Mundial em Davos, Brad Garlinghouse, CEO da Ripple Inc., empresa avaliada em US$ 10 bilhões e que possui a maioria da XRP, afirmou que a empresa está planejando uma oferta pública inicial (IPO). Ao prosseguir com esses planos, a empresa precisará cumprir os termos da SEC nos EUA. O executivo falou em
Banner sobre o IPO da Ripple

No Fórum Econômico Mundial em Davos, Brad Garlinghouse, CEO da Ripple Inc., empresa avaliada em US$ 10 bilhões e que possui a maioria da XRP, afirmou que a empresa está planejando uma oferta pública inicial (IPO).

Ao prosseguir com esses planos, a empresa precisará cumprir os termos da SEC nos EUA.

O executivo falou em entrevista: “IPO faz sentido em algum momento”, mas só ocorrerá quando a Ripple “tiver a maturidade gerencial, a infraestrutura e a capacidade de prever adequadamente”.

Está a Ripple perto disso?

Publicidade:

Banner Bitcoin Taxa Zero

Segue a resposta da maioria dos especialistas de mercado: “estamos decepcionados com a declaração”.

IPO Ripple – “Bem, isso é incrivelmente decepcionante de ouvir. O que eles não podem fazer com meio bilhão de dólares em dinheiro e bilhões a mais em custódia de XRP? A resposta – faça dos primeiros investidores bilionários”.

“Isso não passa de um mecanismo de transferência de riqueza e acho totalmente repugnante. Não há motivo para o Ripple se tornar uma empresa de capital aberto – eles não precisam dos fundos. Eu esperava mais desses caras”.

No lado positivo, os objetivos da Ripple Inc. são ambiciosos e, por meio de um livro transparente, seu objetivo é melhorar as remessas, tornando o processo de envio e recebimento de dinheiro sem complicações e barato. No longo prazo querem melhorar a usabilidade do usuário e aumentar a demanda por XRP.

Um relatório recente da SharesPost, um Sistema de Comércio Alternativo (ATS), investigou se um IPO do Ripple seria um investimento atraente. A principal preocupação era que, embora as criptomoedas, como o XRP, pudessem funcionar claramente como viáveis no longo prazo para fornecer solução de remessas e liquidações, entretanto a concorrência nesse setor é feroz, algo que os pesquisadores não têm certeza de que o Ripple pode superar.

“É improvável que seja lucrativo em breve”, empresas como a Ripple correm o risco de perder para as empresas bem-sucedidas que têm poder de compra para criar sua própria solução – como o JPM Coin – ou assumir empresas que desenvolvem algo semelhante.

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX

Sobre o Autor:

Paulo Junqueira – É um gestor com mais de 15 anos de experiência em consultoria de gestão estratégica e organizacional. Atua no mercado de criptomoedas desde 2016 e atualmente presta consultoria para startups que pretendem lançar ICO, IEO e/ou STO. Formado em Administração Pública pela FGV em 2002 e mestrado em 2005 pela Universidade de Barcelona.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são de responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião da XDEX ou de seus controladores.

Adicionar um comentário