O que é um Satoshi?

banner o que e um satoshi 1300x800 770x415 1 - O que é um Satoshi?

Unidade

O satoshi é a menor unidade da criptomoeda bitcoin. É nomeado após Satoshi Nakamoto, o criador do protocolo usado em blockchains e a criptomoeda bitcoin. A proporção de satoshi para bitcoin é de 100 milhões de satoshis para um bitcoin.

Em 06 de fevereiro de 2020, o valor de 1 Satoshi das seguintes moedas fiduciárias em casas decimais:

= USD$ 0,00009779

= GBP$ 0,00007559

= BRL$ 0,00041685

= EUR$ 0,00008904

O satoshi representa cem milionésimos de um bitcoin. Pequenas denominações facilitam a realização de transações de bitcoin e tornam as transações extremamente finas legíveis. A estrutura geral das unidades de bitcoins possui 1 bitcoin (BTC) equivalente a 1.000 millibitcoins (mBTC), 1.000.000 de microbitcoins (μBTC) ou 100.000.000 de satoshis. Embora o número exato seja desconhecido, estima-se que Satoshi Nakamoto possa possuir 1 milhão de bitcoins, equivalente a 100.000.000.000.000 de satoshis.

Todos os valores na cadeia de blocos são denominados em satoshi antes de serem convertidos para exibição. O código fonte também usa satoshi ao especificar uma quantidade de bitcoin. Ao exibir uma fração extremamente fina de um bitcoin, como no cálculo de uma taxa por byte ou em uma recompensa Bitcoin faucet, o valor é exibido em satoshi para facilitar a leitura.

Embora o satoshi seja a quantidade mais fina que pode ser registrada na cadeia de blocos, os canais de pagamento podem precisar fazer pagamentos muito granulares e, por vezes, são denominados em millisatoshi, que são cem bilionésimos de um único bitcoin.

Compra e venda

No caso do Bitcoin, o menor valor que você pode comprar é 1 Satoshi, que é 0,00000001 Bitcoins. Mas como esse número é tão pequeno, não é possível comprar 1 Satoshi em nenhuma exchange. Na XDEX, por exemplo, o valor mínimo de compra ou venda é de R$ 0,01.

Esse valor da XDEX, entretanto, não é um padrão de mercado. Existe uma corretora famosa internacional que permite transações no mínimo de USD$ 2.

Outro ponto a considerar é que algumas exchanges cobram taxas na compra e venda, o que obviamente elevará o valor da transação.

História

A unidade satoshi tem o nome de Satoshi Nakamoto, a (s) pessoa (s) anônima (s) que publicou um white paper em 2008 que deu início ao desenvolvimento da criptomoeda bitcoin. O documento, “Bitcoin: um sistema de caixa eletrônico ponto a ponto”, descreveu o uso de uma rede ponto a ponto como uma solução para o problema dos gastos duplos. O problema – que uma moeda digital ou token pode ser usado em mais de uma transação – não é encontrado em moedas físicas, pois uma conta ou moeda física pode, por sua natureza, existir apenas em um local ao mesmo tempo. Como uma moeda digital não existe no espaço físico, usá-la em uma transação não a remove da posse de alguém.

Porém, a identidade real de Satoshi Nakamoto ainda é um mistério.

Símbolo

Satoshi é frequentemente abreviado para sat ou s, embora nenhum símbolo de moeda tenha sido amplamente adotado. Existem vários símbolos propostos:

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - O que é um Satoshi?

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX

Conteúdo Relacionado:

Saiba tudo sobre Criptomoedas

O que são Stablecoins

O que é Tether

Sobre o Autor:

Equipe XDEX

 

 

Deixe uma resposta